segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

FELIZ  ANO  NOVO


O  SEGREDO  DE  UMA  VIDA  VITORIOSA


       "O que se passa comigo? Porque será que não posso controlar o meu temperamento? Qualquer contratempo me faz perder o domínio-próprio e proceder de uma maneira inadequada. Sei perfeitamente que o meu mau carácter me está prejudicando no lar, na educação dos meus filhos e também no trabalho. Não posso melhorar a situação!"
       Estas palavras frustrantes ouvi há algum tempo dos lábios de um profissional de educação, em conversa pessoal. Na realidade, não era a primeira vez que ouvia um lamento dessa natureza. Esse grito de impotência é uma experiência muito comum. O homem consciente de que lhe convém obter a vitória sobre as suas debilidades e comportamento, para viver em paz consigo mesmo e com os seus semelhantes, está buscando o segredo de uma vida vitoriosa.

As Tentativas Humanas de Transformação

       Atualmente está-se tentando, mediante as ciências do comportamento, melhorar a natureza humana. Salienta-se muito as potencialidades do indivíduo para se aperfeiçoar a si mesmo e para se auto-realizar e conseguir pelos seus meios a transformação do seu carácter sem necessidade de recorrer a qualquer poder superior.1 O homem é o próprio artífice do seu futuro e da sua felicidade. Diz-se, além disso, que o género humano poderá contar com produtos químicos que o ajudarão a manipular as emoções, os pensamentos, os desejos e a maneira de agir.2
       É evidente que nos últimos anos se conseguiram progressos notáveis na investigação do comportamento, mas isto não significa que o homem tenha a capacidade de obter por si mesmo a vitória total sobre a natureza e transformar o seu temperamento, as suas motivações, atitudes e tendências inatas. A dificuldade dessas experiências é que não levam em conta o facto do pecado humano e, como resultado, as mudanças que podem conseguir são transitórias e superficiais.
       A reforma exterior que algumas pessoas conseguem com base na educação e domínio próprio não cura as debilidades, não muda as intenções nem produz nova vida. O homem é incapaz de mudar por si mesmo o seu coração e alcançar as metas morais da sua transformação. A Bíblia diz: "Pode o etíope mudar a sua pele, ou o leopardo as suas manchas? Assim também vós podereis fazer o bem, habituados que estais a fazer o mal?"3

A Química Divina

       As Sagradas Escrituras ensinam-nos que o ser humano pode experimentar uma grande mudança no seu carácter mediante a obra do próprio Deus. Refere-se a esta transformação com expressões tão claras como "nascidos de Deus", "nascidos de novo" e "nascidos do Espírito."4 Este poder regenerador que gera nova vida na alma criando uma nova pessoa conforme à imagem de Deus, é algo que a Divindade faz em favor do homem que está disposto a viver com Cristo pela fé. Essa transformação é algo mais do que uma reforma exterior e transitória do indivíduo. É uma mudança total que afeta a vontade, as afeições, as disposições, e os propósitos da vida. "Quando Cristo mora no coração, a natureza inteira se transforma."5
       A palavra de Deus menciona muitos homens cujos caracteres foram transformados e santificados mediante uma relação pessoal com Jesus Cristo. Por exemplo, João, o discípulo amado, era impetuoso, ressentia-se com as injúrias e só pensava em fazer valer os seus direitos e ambições. Contudo, chegou a possuir um carácter espiritual e a refletir a imagem do seu Mestre. Esta foi também a experiência do apóstolo Paulo. Antes da sua mudança poderia ser conhecido como um colérico que necessitava desesperadamente de uma transformação.6 Depois do seu encontro com Jesus Cristo, converteu-se numa pessoa diferente para o resto da sua vida. Foi um dos maiores servos de Deus.

O Processo da Transformação

       A transformação do pecador numa pessoa com um carácter santificado à semelhança de Cristo não é um facto instantâneo. O processo inicia-se quando foi justificado por sua fé em Jesus Cristo, os seus pecados foram perdoados e recebe de Deus a "natureza divina" da qual nos fala São Pedro.7 Então o novo crente, com o poder divino, deve levar avante a transformação do seu carácter e a restauração da imagem de Deus que o homem tinha antes de pecar. Este processo de perfeição ou santificação constitui um empenho diário, contínuo, que se estende pelo resto da vida. É a luta do crente a que se refere São Paulo com estas palavras: "Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a Sua vinda."8
       A perfeição à qual Deus nos convida como crentes é relativa e depende da nossa união com Jesus Cristo. Da mesma maneira que Deus é perfeito em Sua esfera, nós devemos sê-lo na nossa. Este empenho de santificação não consiste na absoluta imunidade contra a tentação e o pecado, mas no repúdio do mesmo como princípio de vida e conduta, na permanente presença de Cristo em nossa mente e coração.

O Segredo de uma Vida Vitoriosa

       Há pessoas que iniciam a vida cristã com grande entusiasmo, mas que depois dão a impressão de derrota porque não têm podido dominar certas debilidades. O segredo de uma vida vitoriosa é-nos dado pelo apóstolo São Paulo quando escreveu: "Porque para mim o viver é Cristo..."9 Paulo quer dizer que a vida só pode ter significado, beleza, perfeição e santidade sob a permanente influência do filho de Deus. A vida espiritual que Cristo concede às pessoas que têm uma relação pessoal com Ele é superior, e forçosamente tem que ser completa, perfeita, santa e boa. Com Cristo se descobrem novos mares quanto mais se navega a Seu lado. A existência, a família, o amor, o sexo, os sentimentos, o trabalho, os estudos e as amizades adquirem novo significado sob a presença de Cristo em nossa vida.
       Para que Jesus Cristo possa operar em nós a transformação de nossos caracteres mediante a obra do Espírito Santo, a Palavra de Deus deve ocupar um lugar prioritário em nossa devoção diária. O seu conteúdo transmite poder, gera vida e fortalece a fé. Também devemos manter uma relação contínua com Jesus Cristo mediante a oração particular e sincera, na qual O adoremos, Lhe demos graças por Seus benefícios e peçamos poder para vencer as tentações, perdão dos nossos pecados, restauração das nossas quedas e Lhe supliquemos a Sua permanente amizade. O mais importante é que Ele seja o Senhor e Rei da nossa vida, dirigindo-nos a mente, a vontade, as afeições e atividades.

Tem sua vida essa dimensão, amável leitor? Pode tê-la! Caminhe a Seu lado na vida! Esta é, sem dúvida, a decisão mais importante da sua existência. Tome-a agora. Sua vida terá pleno significado, e quando Jesus Cristo voltar à Terra pela segunda vez, receberá a vida eterna.

(1) James O. Luga, Human Development, pág. 213
(2) Gorden Wolstenholme, ed. Man and His Future, pág. 275
(3) Jeremias 13:23
(4) S. João 1:13; 3:36
(5) Ellen G. White, Caminho a Cristo, pág. 73
(6) Actos 9:1
(7) II S. Pedro 1:4
(8) II Timóteo 4:7, 8
(9) Filipenses 1:21

José Osório in Sinais dos Tempos, Revista Nº 7.


A  SOLUÇÃO  FINAL

       Todos os esforços e campanhas humanitárias para minorar o sofrimento e a fome são louváveis. Por isso a ADRA Mundial e a ADRA Portugal desenvolvem esta ação (ver em Links 3I). Milhões de pessoas colaboram nesta campanha e você também pode ser uma delas. Estamos sintonizados em pensamento e ação, o que nos permite ir mais além e refletir sobre o problema e a sua solução.
       Perante a escalada e propagação das guerras étnicas, tribais e sociais, mesmo no seio da nossa Europa, é pertinente questionar: Que acontece com o nosso mundo? Haverá solução para os nossos problemas? Qual é o nosso futuro?
       Pessoas atentas veem com apreensão a perturbada economia internacional, a proliferação do negócio ilícito da droga, o aumento da violência e do terrorismo, o aumento do crime, do racismo, da xenofobia, da sida, do divórcio e da poluição. Os líderes mundiais parecem impotentes perante esta onda que se propaga como fogo devorador. E tudo isto, apesar dos esforços para o desarmamento, num contexto de perigo de aniquilamento nuclear.

Onde está a solução?
Haverá solução?

       Há os que pensam ser árbitros do seu destino, ter a solução, sobretudo hoje que se entrou «numa nova ordem mundial». Dizem que este mundo é nosso e que, graças à ciência e à tecnologia, vamos concertá-lo. Esta visão humana é o resultado do secularismo, que rejeita a fé religiosa e a intervenção divina. Como alguém sintetizou, o secularismo, numa tentativa de fuga do vazio da alma, em vez dos dias sagrados e do culto de adoração recorre ao futebol, em vez das igrejas prefere os filmes, em vez dos hinos de louvor e de elevação espiritual recorre ao rock, em vez da Bíblia lê os jornais, em vez do pecado diz ter problemas, em vez da confissão e o perdão de Deus recorre à psicanálise, e em vez de confiar na segunda vinda de Cristo aposta no progresso.
       A Bíblia, no entanto, apresenta um quadro bem diferente do nosso mundo e da realidade humana. Ao terminar a obra da criação, Deus viu que tudo «era muito bom» (Génesis 1:31). Este era e ainda é o plano de Deus para o nosso mundo: felicidade eterna. Devido ao surgimento do pecado, Deus acionou o plano da salvação, «porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor» (Romanos 6:23).
       A solução para este mundo passa pela salvação individual de cada ser humano por Jesus Cristo, através da conversão e do novo nascimento, operado pelo Espírito Santo (João 3:3-5; 16:7-11). Esta solução final será uma realidade quando Jesus voltar, em breve, pela segunda vez, como Ele mesmo prometeu (João 14:1-3), para restabelecer as condições de vida eterna, sem pecado, também neste nosso mundo (Mateus 5:5).
       Numa antevisão desse novo mundo, quando não mais será necessário promover campanhas de solidariedade humana, o apóstolo João exclamou: «Vi um novo céu e uma nova terra, e o mar já não existe... Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o Seu povo, e Deus mesmo estará com eles. Ele enxugará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas» (Apocalipse 21:1-4).

       É esta a solução final que Deus proveu, um mundo maravilhoso, para todos os que aceitam Jesus Cristo como seu Salvador pessoal.


Joaquim Dias, Pastor emérito e antigo Presidente da União Portuguesa dos Adventistas do Sétimo Dia, em Revista da ADRA Portugal.